Fotografia e Educomunicação para o Desenvolvimento Humano

Trabalho apresentado por André Bueno junto ao Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicação e Artes da USP como requisito parcial para obtenção do título de especialista em nível de especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura.

Orientadora Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa
São Paulo 2012



Resumo Propõe-se dentro dos estudos de comunicação qualificar o impacto das atividades realizadas pelo Centro de Defesa da Criança e Adolescente - CEDECA Interlagos -  junto de seu público, bem como analisar especialmente os efeitos dos projetos de Oficinas Fotografia/Educação desenvolvidos na entidade e em outras, coordenados pelo autor desta proposta. Como material relevante para nossos estudos, recuperamos através de entrevistas a visão de alguns participantes das atividades realizadas entre o período 2007 e 2012. Sustentado por diversos olhares, mas sendo costurado a partir da ótica de um Fotógrafo e Gestor da Comunicação, este trabalho tem por finalidade discutirmos, assim, num plano geral, a Fotografia e a Educomunicação para o desenvolvimento humano.

Palavras - Chave CEDECA Interlagos, Direitos, Defesa da Criança e do Adolescente, Fotografia, Imagem, Intervenção Urbana, Grafite, Educomunicação, Olhar, Comunicação, Expressão, Ação Social.

Autor: André Bueno  Fotógrafo, educador e especialista em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 
e-mail: andre@andrebueno.com.br

Clique abaixo e faça o download do estudo na íntegra
   



Download do estudo