Vídeo Olhares Urbanos em época de Copa

O Vídeo "Olhares Urbanos em Época de Copa" apresenta a oficina de fotografia  realizada na 9ª edição do Programa Jovens Urbanos do CENPEC, na Fábrica de Cultura Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, entre o período de Maio e Junho de 2014.  

A oficina consiste em teoria e praticas, com ensino de técnicas amadoras e profissionais e realização de intervenção urbana com técnica de lambe lambe. Sua proposta sugere novos usos e potenciais da fotografia, a partir de exercícios práticos, lúdicos e tecnológicos, apresentando aos jovens possibilidades para aplicação da fotografia no cotidiano e uma alternativa para a livre expressão e produção artística.

As oficinas iniciaram com exercícios alinhando técnica e discussões temáticas para produção de um ensaio fotográfico. Dentre os temas discutidos em grupo, o contexto da Copa do Mundo foi sugerido e mostrou-se de interesse coletivo. Logo, alinhando técnica e liberdade de expressão, as discussões temáticas resultaram em diversas idéias ou temas para realização de exercícios sobre uso de equipamentos, produção de imagens, iluminação, composição, foco, etc.

Dentre os temas definidos e fotografados pelos grupos, destacam-se: a relação entre o futebol profissional e o futebol de várzea; a cultura dofutebol para além do futebol profissional; outras manifestações culturais como a dança, o grafite, a cultura de rua, o hip hop, o skate, o samba, capoeira; os protestos/manifestações recentes; as problemáticas do transporte público, saúde e educação; a relação da criança com a bola; o futebol de rua; a paixão pelo futebol; a importância do esporte; o sonho de ser jogador; a influência da mídia; o humor; o lúdico; questões de raça; gênero e brasilidade.

Foram realizados em grupo exercícios de reflexão sobre os temas para concepção e produção das fotografias em estúdio, além de pesquisas coletivas de imagens na internet para desenvolvimento do ensaio fotográfico. Os resultados podem ser conferidos em fotos concebidas por meio de projeções, montagens, retratos dos próprios jovens,  pinturas e intervenções realizadas sobre as imagens e paredes externas da Fábrica de Cultura. Esta produção coletiva e seus resultados estéticos são convites para leitura e reflexão em torno de temas atuais, expressos em olhares jovens que representam a juventude e cultura brasileira. São também estímulos para refletirmos sobre as interrelações entre arte, esporte, comunicação e educação.

Assessoria Técnica de Fotografia: André Bueno e Thamy Cabral
Educadores:  Elisangela Duarte Bueno e Alan Cunha  

Jovens Urbanos (manhã): Evelym Ellen, Gabriel Araujo, Lucas Lima, Luiza Calixto, Milene de Castro, Miqueias de Souza, Samira Mara, Stephane de Jesus, Stephanie Ferreira, Thaynara Gomes, Carolina Silva, Stela Aparecida, Amanda de Oliveira, Aryane da Consolação, Daniela Araujo,  Daniela Mudesto, Daniele Ester, Vanessa Ferreira, Tatiane Silva, Maria Eduarda, Vitória Santos.
Jovens Urbanos (tarde): Ana Joyce, João Victor, Natalia B da Silva, Julio Bezerra, Bruno Silva, Leone Silva, Julia Pereira, Laura Maria, Marcos Vinicius, Valdinei Lucas, Giovana de Oliveira, Laura Bernardes, Leticia Barreto, Ludmila Gleides, Thaina Aparecida, Kelly Stefanie, Jaqueline Almeida, Anderson Fernandes, Thiago Souza, Ariany Abreu, Beatriz Inara.

Imagens Vídeo: Miqueias de Souza, Lucas Lima, Marcus Vinicius e André Bueno 

Produção e Edição de Vídeo: André Bueno  



Mais Resultados