Exposição AUTONOMÍDIA

AUTONOMÍDIA
Olhares Independentes 
Organizada pelo Centro Cultural da Juventude e sob curadoria do fotógrafo André Bueno, esta mostra reúne registros em fotos e vídeos feitos de maneira independente. Inspirada e documentada durante as históricas manifestações ocorridas a partir de junho de 2013, contra o aumento das passagens de transporte público. Seu propósito é apresentar a partir do olhar da juventude, de amadores e profissionais repórteres fotográficos e cinematográficos, pontos de vista que contribuam para discussão em torno dos temas: mídias independentes, manipulação de informação, novas tecnologias,  redes sociais, juventude e liberdade de expressão a partir do olhar de diferentes autores.

“Autonomídia é a tentativa de apresentar pontos de vista individuais e coletivos. É uma oportunidade para reflexão em torno de produções autorais e independentes que são censuradas ou reduzidas em seu potencial para transformação do expectador ou de seus autores, sejam eles amadores ou profissionais. Busca-se dar voz aos produtores independentes, aos amadores, fotojornalistas, a juventude e ao cidadão.
Dentre seus autores, estão jovens e cidadãos que nunca tinham registrado uma manifestação antes, mas também comunicadores que documentam movimentos sociais a mais de 30 anos, além de fotógrafos, artistas, fotojornalistas e cinegrafistas. Suas imagens circularam por meios de comunicação independentes, pelas redes sociais, portais e agencias de notícias. Suas produções contribuem para a defesa e reflexão dos direitos civis e democratização das informações, estimulando o desenvolvimento de cidadãos mais críticos através de olhares que buscam transpassar o oferecido pelas mídias hegemônicas. 

As redes sociais tem estimulado a participação de milhares de pessoas nas ruas, na maioria cidadãos munidos de seus celulares e câmeras de fotos e vídeos. A quantidade de produções midiáticas publicadas é imensa. Deste modo, Autonomídia propõem a reflexão sobre o formato da mídia tradicional, mas também sobre os processos criativos e modo como enquadramos, entendemos e publicamos nossos conteúdos, nossas imagens o nosso ponto de vista. Acreditamos que o olhar independente tem causado grande impacto no processo de formação da opinião pública e também de defesa de direitos humanos.  

Autonomídia oferece produções independentes carregadas de sentimentos, coragem, ansiedade, senso de pertencimento, denuncia e cidadania. Se por um lado a exposição não apresenta produções em um panorama nacional mais abrangente sobre as manifestações de junho de 2013, mas alcança descentralizar a cobertura jornalística hegemônica. Esta mostra fotográfica visa preservar a memória  do nosso país e seus fotógrafos, através de olhares amadores e profissionais que muito contribuíram para a reflexão em torno das manifestações, através das mídias e liberdade de expressão. 

Texto: André Bueno


Exposição: “Autonomídia”
Organização: Centro Cultural da Juventude (CCJ)
Curadoria: André Bueno / Pontos de Vista  
Fotógrafos e Cinegrafistas Participantes: Diego Carvalho , Monica Alves, Barreto Rodrigo, Maria Claudia Ferreira, Ricardo Matsukawa, Renan Teixeira, Léo Pinheiro, Arza Rose Steinmetz, Bruno Santos, Alécio Cesar, Rodrigo Corsi, Raul Zito, Magnus Viola, Nario Barbosa, Fábio Vieira, Luciano Garcia, Gianluca Ramalho, Marcos Palhano, Ricardo Simão Vieira, Lineu Norio Kohatsu, Guma, Kazuo Kajihara, Júlio Torres, Daniel Fagundes, André Bueno, Ana Clara Paiva, Di Martins, Amabile Theodoro, Tabyta Ysmn , Vinicius Damico Ribeiro, Fábio Miranda, Felipe Baenninger, Hugo Abud, Leandro Caproni, Victor Sá e Vínicius de Oliveira.


Segue pontos de vista dos autores das fotografias, apresentados como reflexões importantes para contextualização e discussão sobre as manifestações sob a ótica das mídias independentes; manipulação de informação; novas tecnologias; fotojornalismo; redes sociais; juventude e liberdade de expressão.


“Eu, como historiador, me senti na obrigação de participar e registrar as manifestações promovidas pelo Movimento Passe Livre que ocorreram na capital. Não estava apenas como fotógrafo registrando todos os movimento e ações que me foram permitidos capitar, mas me apresentava como um historiador, participando e vivenciando um feito histórico nesta gigantesca capital brasileira, que é São Paulo.(Renan Teixeira) 

“Participo da exposição pela legitimidade das manifestações, para que o assunto se especifique, tome novos rumos e não esmoreça.” (Raul Zito) 

“Esta exposição é uma oportunidade de expressar pontos de vista, principalmente mostrando imagens que foram excluídas dos veículos de comunicação de massa e que representam o sentimento popular”. (Monica Alves) 

“A principal razão para querer participar de uma exposição como esta seria o desejo de mostrar uma visão diferente daquela mostrada pela grande mídia (hegemônica), na qual prevalece o foco na violência ocorrida durante as manifestações, numa tentativa de desmerecer o intuito das manifestações e não ressaltar o lado humano dos manifestantes que, engajados ou não, foram às ruas para mostrar que querem mudanças." (Kazuo Kajihara) 

“Desejo contribuir com a discussão sobre o papel da fotografia e outros meios visuais na formação crítica da opinião pública.” (Lineu Norio kohatsu) 

“Apesar de um olhar amador, foi um momento histórico para Pouso Alegre/MG, onde, pela primeira vez, a população teve uma postura de enfrentamento contra a empresa de transporte público que há anos vem direcionando o governo municipal e o povo, impedindo o real direito de ir e vir.” (Ana Clara de Paiva)

“Ter participado desse momento de transformações da população contra um estado de abandono do Estado foi algo de se contar para os filhos. E participar de exposições, debates e tudo mais que mostre o rosto do povo brasileiro que foi buscar mudanças é o que será contado de história. Meu desejo é este, contar a história para o futuro.” (Barreto Rodrigo) 

“Sou fotojornalista, me considero independente, é uma forma de mostrar meu trabalho e meu olhar.” (Léo Pinheiro) 

“Quiz mostrar o meu ponto de vista sobre o que vi.” (Alécio Cezar) 

“Se os abusos de autoridades acontecem contra os manifestantes e profissionais da imprensa nas áreas onde a cobertura jornalística é intensa, imagina nas regiões onde o poder público e nem a imprensa chegam.” (André Bueno) 

“Para mim cobrindo pelo jornal essas manifestações do estudantes e do MTST parando a Via Anchieta, sinto que estive presente em um dos fatos mais importantes já acontecido desde a era Collor de Mello e os caras pintadas.” (Nario Barbosa)

“Por ter participado de todas as manifestações e retratar o que vi nelas de verdade, estou mostrando em fotos a realidade das ruas.” (Fábio Vieira)  

“Onde eu estava houve confronto e não tinha ninguém da imprensa.” (Amabile L.T.Theodoro)

(…) "Sou fotógrafa e venho registrando as manifestações dos movimentos sociais desde o final da década de 80. Considero este momento que estamos vivendo único. Um marco na democratização do acesso às informações promovido pela


  • Foto: Alécio Cezar /  Manifestação Movimento Passe  Livre  na Avenida Paulista em São Paulo (2013)
    Foto: Alécio Cezar / Manifestação Movimento Passe Livre na Avenida Paulista em São Paulo (2013)
  • Foto: Arza Rose Steinmetz, São Paulo- SP 17/06/2013- 
 Jornais - “Manifestação explicada através de um jornal de notícias, que conta as ocorrências da semana passada e condena a ditadura.
    Foto: Arza Rose Steinmetz, São Paulo- SP 17/06/2013- Jornais - “Manifestação explicada através de um jornal de notícias, que conta as ocorrências da semana passada e condena a ditadura.
  • Foto: Ysmn Tabyta, São Paulo,  2013 / Manifestantes são presos durante protestos.
    Foto: Ysmn Tabyta, São Paulo, 2013 / Manifestantes são presos durante protestos.
  • Foto: Di Martins, São Paulo, 2013 /  Não à Repressão
    Foto: Di Martins, São Paulo, 2013 / Não à Repressão
  • Foto: Vinicius Damico Ribeiro, São Paulo, 2013 /  Um simples pedido no meio urbano
    Foto: Vinicius Damico Ribeiro, São Paulo, 2013 / Um simples pedido no meio urbano
  • Foto: Lineu Norio kohatsu, São Paulo. 17/06/2013 - Manifestação no Largo da Batata contra o aumento do transporte público (Movimento Passe Livre)
    Foto: Lineu Norio kohatsu, São Paulo. 17/06/2013 - Manifestação no Largo da Batata contra o aumento do transporte público (Movimento Passe Livre)
  • Foto: Julio Torres, São Paulo, 2013 / "Luta Cansativa" Fui fotografar pois eles pediram ajuda para denunciar e mostrar a sociedade de alguma forma sobre o ocorrido.
    Foto: Julio Torres, São Paulo, 2013 / "Luta Cansativa" Fui fotografar pois eles pediram ajuda para denunciar e mostrar a sociedade de alguma forma sobre o ocorrido.
  • Foto: Ricardo Simão Vieira, São Paulo, Julho de 2013 / Jovens protestando em prol da liberdade de expressão.
    Foto: Ricardo Simão Vieira, São Paulo, Julho de 2013 / Jovens protestando em prol da liberdade de expressão.
  • Foto: Daniel Fagundes Souza, São Paulo, 2013.

Manifestação pacifica contra o aumento da passagem realizada na Avenida M’Boi Mirim.
    Foto: Daniel Fagundes Souza, São Paulo, 2013. Manifestação pacifica contra o aumento da passagem realizada na Avenida M’Boi Mirim.
  • Foto: Léo Guma, São Paulo, 2013.  Manifestação na região de Heliópolis, São Paulo.
    Foto: Léo Guma, São Paulo, 2013. Manifestação na região de Heliópolis, São Paulo.
  • Foto: Kazuo Kajihara, São Paulo, 18/06/13 - Casal durante as manifestações contra o aumento da passagem.
    Foto: Kazuo Kajihara, São Paulo, 18/06/13 - Casal durante as manifestações contra o aumento da passagem.
  • Foto: Marcos Palhano, São Luis do Maranhão, Junho de 2013 /  "A Cura Gay" - Manifestante ressalta a loucura do parlamentar Marcos Feliciano, onde o mesmo trata do Homossexualismo como Doença.
    Foto: Marcos Palhano, São Luis do Maranhão, Junho de 2013 / "A Cura Gay" - Manifestante ressalta a loucura do parlamentar Marcos Feliciano, onde o mesmo trata do Homossexualismo como Doença.
  • Foto: Luciano Garcia Resende,  São Paulo, Junho 2013. Manifestantes queimam carro de emissora de TV em frente a Prefeitura de São Paulo.
    Foto: Luciano Garcia Resende, São Paulo, Junho 2013. Manifestantes queimam carro de emissora de TV em frente a Prefeitura de São Paulo.
  • Foto: Raul Zito, São Paulo, 17/06/2013 - "De Dentro" – De dentro do ônibus, passageiras de diferentes gerações participam da manifestação no Lgo. da Batata.
    Foto: Raul Zito, São Paulo, 17/06/2013 - "De Dentro" – De dentro do ônibus, passageiras de diferentes gerações participam da manifestação no Lgo. da Batata.
  • Foto: Raul Zito, São Paulo 17/06/2013 -  "Profusão" Manifestação em São Paulo, no Lgo da Batata.
    Foto: Raul Zito, São Paulo 17/06/2013 - "Profusão" Manifestação em São Paulo, no Lgo da Batata.
  • Foto: Gianluca Ramalho Misiti, São Paulo, 2013 / Carro de reportagem SBT durante ato contra o aumento das passagens.
    Foto: Gianluca Ramalho Misiti, São Paulo, 2013 / Carro de reportagem SBT durante ato contra o aumento das passagens.
  • Foto: Claudia Ferreira / Memória e Movimentos Sociais, Rio de Janeiro   22/07/13 - Manifestação durante a visita do Papa. Esta foto e outras foram censuradas pelo Face Book  por “violação dos direitos de responsabilidade – exibição de nudez (…)
    Foto: Claudia Ferreira / Memória e Movimentos Sociais, Rio de Janeiro 22/07/13 - Manifestação durante a visita do Papa. Esta foto e outras foram censuradas pelo Face Book por “violação dos direitos de responsabilidade – exibição de nudez (…)
  • Foto: André Bueno, São Paulo SP, Julho de 2013. Manifestantes de Parelheiros no extremo Sul de São Paulo reivindicam  a construção de hospital e melhorias no transporte público. ?São Paulo, Julho de 2013.
    Foto: André Bueno, São Paulo SP, Julho de 2013. Manifestantes de Parelheiros no extremo Sul de São Paulo reivindicam a construção de hospital e melhorias no transporte público. ?São Paulo, Julho de 2013.
  • Foto: Rodrigo Barbosa Corsi, São Paulo 17-06-2013 / "Cultive seus Direitos" -  A frase pode ser vista como uma síntese de grande parte das outras frases presentes nos diversos cartazes que pediam mudanças positivas no país.
    Foto: Rodrigo Barbosa Corsi, São Paulo 17-06-2013 / "Cultive seus Direitos" - A frase pode ser vista como uma síntese de grande parte das outras frases presentes nos diversos cartazes que pediam mudanças positivas no país.
  • Foto: Ricardo Matsukawa / Terra, Fortaleza – CE, Junho de 2013 - Manifestantes em confronto com a polícia, durante protesto contra o uso de dinheiro público na construção de estádios para a Copa do Mundo.
    Foto: Ricardo Matsukawa / Terra, Fortaleza – CE, Junho de 2013 - Manifestantes em confronto com a polícia, durante protesto contra o uso de dinheiro público na construção de estádios para a Copa do Mundo.
  • Foto: Bruno Santos/Terra, São Paulo, SP - 13-06-2013 /  Manifestantes foram as ruas de São Paulo, contra o aumento das passagens de transporte público
    Foto: Bruno Santos/Terra, São Paulo, SP - 13-06-2013 / Manifestantes foram as ruas de São Paulo, contra o aumento das passagens de transporte público
  • Foto: Amabile L.T.Theodoro / Manifestação contra o aumento da passagem e outras reivindicações (2013) no Grajaú, periferia da Zona Sul de São Paulo.
    Foto: Amabile L.T.Theodoro / Manifestação contra o aumento da passagem e outras reivindicações (2013) no Grajaú, periferia da Zona Sul de São Paulo.
  • Foto: Renan Teixeira de Oliveira, São Paulo 2013 - Rendidos - Quarto Protesto Contra o Aumento da Passagem.
    Foto: Renan Teixeira de Oliveira, São Paulo 2013 - Rendidos - Quarto Protesto Contra o Aumento da Passagem.
  • Foto: Monica Alves, São Paulo SP 24/02/11 - Movimento de estudantes realizam passeata no centro da cidade em protesto contra o aumento da tarifa do transporte público.
    Foto: Monica Alves, São Paulo SP 24/02/11 - Movimento de estudantes realizam passeata no centro da cidade em protesto contra o aumento da tarifa do transporte público.
  • Foto:Aliados, São Paulo Junho de 2013 / 
Ônibus incendiado durante manifestação na região do Grajaú, zona Sul da cidade. Moradores da região levam até 3 horas do Extremo Sul até o Centro da Cidade.
    Foto:Aliados, São Paulo Junho de 2013 / Ônibus incendiado durante manifestação na região do Grajaú, zona Sul da cidade. Moradores da região levam até 3 horas do Extremo Sul até o Centro da Cidade.
  • Foto: Fábio Vieira / FotoRua, São Paulo 07/06/2013 - Manifestantes caminham pela Av Brig. Faria Lima, durante o protesto contra o aumento da tarifa.
    Foto: Fábio Vieira / FotoRua, São Paulo 07/06/2013 - Manifestantes caminham pela Av Brig. Faria Lima, durante o protesto contra o aumento da tarifa.
  • Foto: Nario Barbosa / Jornal Diário do ABC
Protesto estudantes em frente ao Paço Municipal de Sto André- São Paulo, 2013.
    Foto: Nario Barbosa / Jornal Diário do ABC Protesto estudantes em frente ao Paço Municipal de Sto André- São Paulo, 2013.
  • Foto: Nario Barbosa/ Jornal Diário do ABC / Estudantes protestam em SBC contra aumento das passagens. São Bernardo do Campo/SP, 2013.
    Foto: Nario Barbosa/ Jornal Diário do ABC / Estudantes protestam em SBC contra aumento das passagens. São Bernardo do Campo/SP, 2013.
  • Foto: André Bueno/  Garoto exibe para imprensa cartuchos de munição de balas de borracha disparados pelos militares durante confronto com manifestantes contrários ao aumento da passagem, no Centro de São Paulo (17/02/2011)
    Foto: André Bueno/ Garoto exibe para imprensa cartuchos de munição de balas de borracha disparados pelos militares durante confronto com manifestantes contrários ao aumento da passagem, no Centro de São Paulo (17/02/2011)
  • Foto: Bruno Santos/Terra São Paulo, SP - 13/06/2013 / Manifestantes foram as ruas de São Paulo, contra o aumento das passagens de transporte público. Na foto, a polícia que está na Av. Consoloção, tenta impedir a chegada do grupo na Av. Paulista.
    Foto: Bruno Santos/Terra São Paulo, SP - 13/06/2013 / Manifestantes foram as ruas de São Paulo, contra o aumento das passagens de transporte público. Na foto, a polícia que está na Av. Consoloção, tenta impedir a chegada do grupo na Av. Paulista.
  • Foto: Magnus Viola / Protesto em São Paulo (2013) contra o aumento da tarifa de ônibus.
    Foto: Magnus Viola / Protesto em São Paulo (2013) contra o aumento da tarifa de ônibus.
  • Foto: Léo Pinheiro / Agência Fotoarena  
- "Somos Tão Jovens" Imagem feita nos protestos do largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo (SP), no dia 17 de Julho de 2013.
    Foto: Léo Pinheiro / Agência Fotoarena - "Somos Tão Jovens" Imagem feita nos protestos do largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo (SP), no dia 17 de Julho de 2013.
  • Foto: Barreto Rodrigo /  Moradora de rua com seu estilete em meio a correria do avanço das tropas de CHOQUE pela Rua Consolação em São Paulo (2013)
    Foto: Barreto Rodrigo / Moradora de rua com seu estilete em meio a correria do avanço das tropas de CHOQUE pela Rua Consolação em São Paulo (2013)
  • Foto: Ana Clara de Paiva / 
Morador de bicicleta ao lado da faixa na av. Costa Rios (MG) durante manifestação contra empresa de transporte público.
    Foto: Ana Clara de Paiva / Morador de bicicleta ao lado da faixa na av. Costa Rios (MG) durante manifestação contra empresa de transporte público.
1 34

1 34



Mais Resultados